Câncer de Mama

Objetivo

Alertar e sensibilizar o público, especialmente as mulheres, a respeito do câncer de mama, da importância de realizar os exames que podem ajudar a detectar possíveis anomalias na mama, bem como quebrar mitos e estimular a prevenção primaria e secundaria por meio da mudança de hábitos e acesso ao diagnóstico precoce e eficiente. Utilizando uma linguagem direta e de maneira lúdica a peça explica o que é o câncer de mama e como as mulheres podem diagnosticar a doença em estágio inicial.
 Sinopse
 teatro1
Florinda, Tulipa e Rosalia são três empregadas domésticas que trabalham num edifício residencial. Uma vez por semana, aproveitando a ausência das patrôas elas se reúnem no apartamento onde uma delas trabalha para bater um papo e fazer fofoca.
Numa dessas reuniões Florinda comenta que  seu filho compôs  uma   música   que  fala sobre  câncer  de  mama,  Atendendo ao pedido de sua patrôa que é médica e que está preparando uma campanha na empresa onde trabalha. Vendo o interesse das amigas Florinda questiona o que sabem sobre câncer de mama e  descobre o total  desconhecimento das duas sobre o assunto.
Durante esse diálogo cômico e cheio de duplo sentido, Florinda vai explicando de maneira lúdica e didática o que aprendeu com a sua patrôa sobre o que é o câncer de mama, como fazer o auto-exame e o que deve ser observado ao fazê-lo. No final da reunião,   diante da   insistência  de   Tulipa  e  Rosalia,  Florinda  ensina para  suas amigas   a  música composta pelo seu filho e convida a platéia para participar com elas repetindo a coreografia que acompanha a música.
 teatro2
A peça teatral Ou tu arrisca, ou tu si toca: uma comédia para rir, cantar e “si tocar” foi lançada na Campanha Outubro Rosa 2015 com apresentações em teatros municipais, hospitais e diversas empresas, tais como: Eletrobras Eletronuclear, Embraport, Cargill, AxisMed, entre outras, totalizando cerca de 2.000 espectadores num único mês. A peça também foi apresentada no XV Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, da ABQV, considerado o mais tradicional evento em qualidade de vida da América Latina.

 

DEPOIMENTOS

Depoimento 1 Depoimento 2 Depoimento 3 Depoimento 4 Depoimento 5 Depoimento 6 Depoimento 7

Destaque no Boletim da ABQV (Clique na imagem para ver a matéria)

 

abqv

 

OUTUBRO ROSA EM MOVIMENTO: UM SE TOQUE MUSICAL

 

O espetáculo Outubro rosa em movimento: um ‘se toque’ musical é totalmente interativo e lúdico, tendo a participação da plateia que protagoniza um espetáculo de movimentos sincronizados ao ritmo de músicas selecionadas, sob a direção de uma expert coreógrafa e arte-educadora que num clima descontraído e bem-humorado aborda a respeito do câncer de mama, dos exames que podem ajudar a detectar possíveis anomalias na mama e estimular a prevenção por meio da mudança de hábitos e acesso ao diagnóstico precoce e eficiente.
Gênero: Ação educativa de integração pela dança
Tempo de duração da ação: 60 minutos

 

Concepção, Criação e Execução
Rose Maria de Souza
Mestre em ciências da religião e graduada em educação física. Coreógrafa, bailarina e docente na UMESP e Centro Ítalo Brasileiro. Professora de pós-graduação em dança e consciência corporal na UniFMU, Estácio e USCS. Foi responsável pela coordenação e assessoria pedagógica em dança no projeto “Viva Dança” da Volkswagem, no projeto “Parceiros do Futuro” da Secretaria Estadual da Cultura e na realização de fechamento de eventos e convenções empresariais. Como consultora associada da Educathus realiza palestras sobre qualidade de vida e desenvolvimento de competências tendo atendido diversas secretarias municipais e estaduais, ONGs, associações, hospitais, empresas e também no XVII Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, da ABQV, considerado o mais tradicional evento em qualidade de vida da América latina.