PRO – Programa de Redução do Absenteísmo Odontológico

Logo_absenteismo_Odonto

Dados da OMS mostram que 25% das dispensas médicas realizadas nas empresas são por razões odontológicas.

Quando o assunto é absenteísmo odontológico na atividade laboral a ideia que imediatamente se apresenta é “falta ao trabalho”. Fácil de entender. O que não é fácil saber é o custo disso para a empresa pois quando se trata de problema odontológico normalmente ele se apresenta numa escala evolutiva o que torna essa conta impossível de calcular visto que o impacto do absenteísmo odontológico reflete diretamente na produtividade. Com o PRO – Programa de Redução do Absenteísmo Odontológico esse problema pode ser eliminado.
OBJETIVOS DO PROGRAMA
  • Mapear o perfil da saúde bucal do grupo identificando qualquer problema odontológico antes que possa ser detectado a olho nu ou através de radiografia.
  • Reduzir o presenteísmo e o absenteísmo odontológico na atividade laboral e consequentemente o gasto de dinheiro e de tempo com tratamentos prolongados.
  • Promover ações de promoção da saúde com base nos indicadores da real situação do grupo.
  • Contribuir com o trabalho dos dentistas e planos odontológicos e também com os programas de qualidade de vida no ambiente corporativo.
CARACTERÍSTICA
Exame prático, não-invasivo e analítico realizado com a ajuda de uma microcâmera digital de alta definição que permite capturar e ampliar em até 70 vezes as imagens da boca e dos dentes.
As imagens capturadas são enviadas para o SIS – SISTEMA INTEGRADO SYSODONTO, uma ferramenta que permite compartilhar dados e estatísticas com segurança e privacidade. Essa estrutura tecnológica com data center próprios e de última geração foi desenvolvida especialmente para esta função.
INDICADORES DA SAÚDE BUCAL
Com base na “Tabela da Situação da Saúde Bucal” o resultado do exame pode variar de acordo com os seguintes indicadores:

 

indicadores
RELATÓRIOS ESTATÍSTICOS
Os relatórios gerados nesse mapeamento proporcionam dois tipos de resultados:
1) Relatório personalizado para o colaborador contendo as imagens da boca e dos dentes acompanhado da avaliação indicando o estado atual da saúde bucal. Esse relatório fica disponível para consulta durante doze meses no SIS – SISTEMA INTEGRADO SYSODONTO. Para acessar o sistema, o colaborador recebe login, senha e instruções para consulta.
2) Relatórios Estatísticos para a empresa, identificando o estado real da saúde bucal do grupo avaliado dando parâmetros que servirão como base na tomada de decisões no que se refere a monitoramento/controle que pode ser feito no exame médico periódico. Da mesma maneira, esses parâmetros contribuirão na definição de estratégias em ações educativas direcionado à adoção do hábito da visita periódica ao dentista.

 

DIFERENCIAIS EXCLUSIVOS DO PRO – PROGRAMA DE REDUÇÃO DO ABSENTEÍSMO ODONTOLÓGICO
  1. Reduz o absenteísmo e horas perdidas por questões de saúde
  2. Revela as condições da saúde bucal do funcionário
  3. Diminui o presenteísmo e a sinistralidade
  4. Reduz o risco de desenvolvimento de nova doença ou progresso da pré-existente
  5. Contribui para a saúde integral do funcionário
  6. Contribui para o aumento da produtividade
  7. Reduz custos com assistência em saúde
  8. Minimiza gastos futuros com retratamentos dentários na medida em que faz a manutenção da saúde bucal através de check-up odontológico periódico
  9. Possibilita ao médico do trabalho realizar um controle efetivo do funcionário quanto a visita periódica ao dentista visando a manutenção da saúde bucal
  10. Possibilita comparar as avaliações com os resultados de exames anteriores, para melhor definição e acompanhamento após a realização do exame
  11. Permite implementar ações de promoção da saúde com base nos indicadores da real situação do grupo
  12. Contribui com o trabalho dos planos odontológicos, dos dentistas e dos programas de qualidade de vida