Saúde do coração

SALUD CORAZÓN

PEÇA TEATRAL EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Justificativa
As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil, responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados. São mais de mil mortes por dia, cerca de 43 por hora, uma morte a cada 1,5 minutos (90 segundos). As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, duas vezes mais que todas as causas externas (acidentes e violência), três vezes mais que as doenças  respiratórias e seis vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia ao final deste ano, quase 500 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Objetivo
Orientar e sensibilizar o público a respeito das doenças cardiovasculares, dos principais fatores de risco e da importância do estilo de vida saudável para manter a saúde do coração e prevenir as doenças cardiovasculares.
Personagens: Dr. Ricardio Vasquelar e Lolita.
Sinopse

 

O “renomado” cientista Dr. Ricardio Vasquelar  e sua assistente  Lolita realizam um processo seletivo para escolher os candidatos que serão contratados para  um  experimento  inusitado.  Por meio  de situações lúdicas, jogos cooperativos, música e dinâmicas de grupo os personagens esclarecem de maneira bem-humorada quais os sinais do AVC, como identificar  um ataque cardíaco, quais os  fatores comportamentais de risco, além da importância do equilíbrio entre vida profissional e  vida pessoal  e da adoção  de um  estilo  de vida  saudável  para  a manutenção  da saúde do coração  e prevenção  das doenças cardiovasculares.

 

Temas abordados 
  • Os números alarmantes das doenças cardiovasculares
  • As doenças do coração que mais matam
  • Como identificar um ataque cardíaco com antecedência
  • Os sinais de alerta do AVC
  • Fatores comportamentais de risco (uso de tabaco, uso nocivo do álcool, sedentarismo)
  • Relação entre alimentação e saúde do coração
  • Alimentos que contribuem e alimentos que não contribuem com a saúde do coração
  • Estilo de vida saudável
  • Equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal.