Assédio Moral e Sexual no Trabalho

.

Com a entrada da nova portaria do Ministério do Trabalho previsto na Lei 14.457/22 que institui medidas de prevenção e combate ao assédio moral e sexual no contexto organizacional, passa a ser atribuição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA+A) a realização periódica de ações educativas de capacitação, orientação e sensibilização dos empregados de todos os níveis hierárquicos da empresa sobre as consequências negativas do assédio e outras formas de violência no âmbito do trabalho.
Quando damos luz ao assunto levamos todos a uma reflexão de que somos responsáveis por nossas atitudes e que não temos direito de causar danos psicológicos nos outros – ainda que de forma inconsciente ou velada.
.

.

Assédio Moral e Sexual no Trabalho. Violência Contra Mulheres e Meninas. Relacionamento Abusivo.

.

Alertar sobre relacionamentos abusivos e as diversas manifestações de assédio tanto as formas explícitas quantos as formas sutis de violência.
Conscientizar e sensibilizar o público sobre as consequências negativas do assédio moral, assédio sexual e outras formas de violência no ambiente de trabalho.

.

Teatro/Lúdico/Educativo.

 .

Através de uma dinâmica leve e bem-humorada a peça Meu Querer é Ser Feliz é inspirada em pesquisa e depoimentos de vítimas de assédio retratando de maneira lúdica e objetiva situações de assédio moral e assédio sexual no ambiente de trabalho, as implicações legais para o assediador e as consequências negativas à saúde física, mental, emocional e social da vítima.

.

– Assédio moral no Trabalho
– Efeitos negativos do assédio
– Relacionamento abusivo
– Implicações do assédio sexual
– Diferença entre assédio moral e assédio sexual
– Consequências do assédio à saúde: Danos psicológicos às vítimas
– Implicações legais para o assediador
.
Mestre em Educação, Psicólogo, Especialista em Psicologia do Trabalho, Professor, Escritor e Autor de diversas peças teatrais com apresentações em Congressos, Empresas, Instituições de Ensino, Sindicatos, Fóruns de RH e Teatros Municipais, em várias regiões do país.
.
A roda de conversa (bate papo conduzido) é mediado por um consultor(a) da Educathus com objetivo de promover reflexão acerca do assédio no trabalho a partir das características comportamentais, afetivas e sociais dos personagens da peça.
.

A peça teatral Meu Querer é Ser Feliz teve participação especial no projeto sócio-educativo Se Liga Moçada sobre violência contra mulheres e meninas, dirigido aos alunos do programa Jovem Aprendiz do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola em parceria com o INDES – Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, através do programa Bem Querer Mulher, tendo o apoio da Fundação Roberto Marinho e do Instituto Nelson Willians, com apresentações para os alunos do programa nos estados do Amazonas, Bahia, São Paulo e no Distrito Federal.
.
O teatro possibilita acessar as pessoas por outros canais, atua na subjetividade do sujeito, aguça a sensibilidade e permite desenvolver um pensamento critico acerca de determinadas situações. A linguagem teatral pode oferecer também um momento de relaxamento e descontração e, desta maneira, abrir caminhos para a identificação e para a empatia. É por esta via que a peça teatral educativa Meu Querer é Ser Feliz pretende promover reflexão e conscientização acerca de um tema relevante e necessário nos dias atuais.
.